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domingo, 20 de março de 2011

Estudo de mercado canal PANIFICADORAS

Um dos maiores erros de todas empresas é achar que um modelo de negócio que serve para uma região serve integralmente para outras regiões.

Há 4 anos fizemos um  estudo de mercado( pesquisa, tracking de lojas, analises e estratégias) para a empresa Bunge Alimentos, objetivando entender o mercado de produtos PANIFICADOS em algumas regiões do BRasil para podermos agir com estratégias mais precisas no incremento  do consumo da farinha de trigo que serve como base para esses produtos.

Aprendemos, como sempre, muito sobre esse novo mercado e listamos abaixo alguns INSIGHTS importantes do trabalho que fizemos principalmente junto ao canal de vendas PANIFICADORAS.

Esse estudo pode ser útil não só para aqueles que pensam em abrir algum comércio nessa área, ou produzir algum produto panificado, mas  tambem para aqueles que distribuem produtos nesse canal de vendas cada vez mais importante em nossas vidas, as PANIFICADORAS.

- O canal PANIFICADORAS, é o canal de vendas com MAIOR nível de frequência de visitas do mercado, ou seja, não há nenhum canal de vendas em que consumidores visitem mais em suas vidas;
- Esse canal de vendas trabalho com o DESEJO o que permite uma atuação muito mais elaborada do somente as ações táticas de vendas. A possibilidade de vendas por IMPULSO é imensa e precisa ser explorada;
- O principal produto do canal , os pães básicos( frances, de agua, ..) são GERADORES DE TRÁFEGO e trazer retorno somente em grandes volumes, mas o maior resultado vem dos demais produtos vendidos na área de vendas;
- Os principais produtos vendidos nesse canal são PANIFICADOS, BEBIDAS, CONFEITOS E CIGARROS . Este último, com pequenas margens para o Varejista, porém tambem um grande gerador de tráfego para o local;
- O mais legal de tudo. Os produtos panificados que mais vendem variam de região para região;
- Depois do pãozinho, os segundos produtos mais vendidos são :

No SUL E SUDESTE : Pães de Queijos e salgados;
No NORDESTE         :  Bolos basicos e doces;

- A categoria mas presente no ticket de compras junto com  PANIFICADOS, são BEBIDAS, demandando então uma boa estratégia de exposição dessas categorias de modo a explorar melhor essa propensão;

O que o SHOPPER ( consumidor dentro do PDV), mais rejeita  em uma PANIFICADORA:

- Calor do ambiente de vendas;
- Obstaculos , como displays e prateleiras, no meio do trajeto do SHOPPER;
- Pouco espaço interno para espera;


GRandes oportunidades desse mercado indicadas pelos consumidores:

- Criar espaços para crianças. Aumenta a retenção no local e aumenta chance de vendas;
- Melhor interação com SHOPPERS, proporcionando melhor experiencia de compras. Exemplos:  Produtos para degustação no local, chef confeiteiro dando dicas, degustação de vinhos e confeitos, mesas e espaço "coffe shop", etc..;
- Criação de "combos" de vendas, como embalagens para lanches de crianças eoutras..

Enfim, õ importante é entendermos que para qualquer iniciativa de mercado é preciso entendermos profundamente o perfil de nossos consumidores e a dinâmica de nosso mercado;

Um colega esses dias me perguntou, " A franquia é a melhor forma de investirmos no mercado, porque nos oferece tudo pronto ?" E minha resposta é : NEm sempre!!

Exatamente por isso que descrevemos acima. Se a franquia em questão não for capaz de oferecer soluções diferentes para regiões diferentes, TENHA MUITO CUIDADO.

 Uma receita pronta não funciona para todos lugares !!

Dúvidas é nos chamar.

Sérgio Simonetti

Anima Inteligencia de Mercado
+55 41 30238494
http://www.animainteligencia.com.br/

twitter :  simonser

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