Os homens não são mais o mesmo, que bom!!!
A ÂNIMA INTELIGÊNCIA tem monitorado de perto os valores e hábitos de compras desse público, nessa insistente busca de novos insights, oportunidades e tendências de mercado .
Os homens já representam mais de 30% da força de compras dentro das lojas de Supermercados.
Não estamos aqui falando de estar presente, junto com a família durante as compras. Estamos falando dos homens que tomam decisão de compras, sobre lojas, produtos e marcas.
Em "focus groups" realizados em 2008, ficou evidente que os homens foram "empurrados" , em um primeiro momento, para dentro das lojas como uma forma de divisão de tarefas do lar. Hoje o cenário mudou um pouco, boa parte desses SHOPPERS passaram a fazer compras com PRAZER, que é palavra chave para identificarmos as oportunidades com esse público.
No último Painel Shopper que realizamos no mercado teste de Curitiba, identificamos alguns pontos importantes a serem explorados por varejos e fabricantes, que resumimos abaixo :
- Homens tem uma dificuldade natural de se localizar dentro dos corredores de Supermercados. Precisam de melhor sinalização de setores no varejo;
- Homens fazem maior parte de suas compras por impulso;
- Os homens quando estão sozinho compram mais itens por impulso que quando estão acompanhados;
- O foco desse público está todo nos produtos de maior valor agregado, queijos, vinhos, cervejas, carnes e importados;
- Só retornam a loja se tiverem uma boa experiência de compras, ou seja, comprar com prazer, comodidade e facilidade. Um rol de ações aqui são possíveis para "prender" esse público dentro da loja e fazer eles comprarem mais;
- São mais "sensíveis" as histórinhas, ou seja, não basta comprar o produto é preciso saber de onde vem, porque, como quando, quem criou, etc...Já presenciamos alguns homens abandonando a família dentro das lojas e passando algum tempo na seção de vinhos debatendo com o responsável do setor. Parece que estava mais interessante;
- Por esse motivo anterior, demandam maiores explicações sobre os produtos nas sinalizações;
- O crescimento desse público nas lojas de supermercados, tem impulsionado o crescimento das vendas de eletrônicos nessas lojas, um dos ítens prediletos desse público.
- Os homens tem uma forte resistência a comprar ítens de limpeza. Acham um disperdício comprar esse produtos, reclamam de pagar R$ 1,00 em um detergente, mas tem prazer de pagar R$ 30,00 em um vinho.
- Nos ítens que não estão em suas listas de interesses, pouvo valorizam a marca e acabam buscando preço como primeiro fator de decisão;
Acho que só com esse rápido resumo das pesquisas, já é possível abrirmos um grande leque de ações e negócios para se alavancar vendas e ticket médio de vendas.
Qualquer dúvida ou idéia é só chamar.
Sérgio Simonetti
ÂNIMA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
http://www.animainteligencia.com.br/
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